domingo, 8 de novembro de 2015

Letal Mágico

LETAL MÁGICO
De Gabriel Renner, São Leopoldo/RS, 2015, Independente, R$4,00.
Por Adão de Lima Jr, 07/Nov/2015

Todo material gráfico que me faz lembrar a revista MAD tem um sabor de leitura especial. Foi no evento 10 º Mutação, na Feira do Livro de Porto Alegre/RS que conheci Letal Mágico, uma publicação independente com um formato que me lembrou a MAD doas anos 90.
Criada e editada por Gabriel Renner, gaúcho de São Leopoldo/RS, a edição nº 1 da revista traz histórias de fadas que passam a viver na nossa triste realidade. É incrível como as pessoas que fazem esse tipo de publicação como fanzines ou HQs poéticas tem uma visão muito semelhante sobre a triste realidade em que vivemos e uma imensa criatividade para imaginar universos que seriam ideais, apesar de todos estarem bem conscientes de que esses universos não passam de ilusão. 
A HQ Perecível, que trata da questão dos idosos, e a grande sacada do menino que faz um pedido a uma fada para ele ser um maníaco depressivo nas tiras das Fadas LTDA, são crítica muito bem humoradas que me fazem lembrar da minha própria fase depressiva doas anos 1990/2000 e refletir sobre a indiferença que vemos aumentar a cada dia em relação aos mais velhos. A revista ainda conta com uma entrevista produzida por Danius Macedusss com a banda OS LEGAIS, várias tiras das Fadas LTDA, as tiras do Homem Paranóico, e a HQ A Vingança É Um Prato Que Se Come Frio, as HQs Eustácia e Jenoveva e Duda Feliz, e ainda Lázaro de Everton Luiz Cidade, um texto que lembra o desabafo intenso de uma voz que parece implorar por uma morte que o liberte dessa realidade podre na qual somos obrigados a viver, representando uma geração corroída pelas imposições políticas, religiosas ou da mídia que tentam nos levar a nocaute, a cada dia, a cada propaganda sobre a novidade que vai nos trazer uma falsa felicidade. Parabéns Gabriel! Pela bagatela de R$ 4 pilas, tá valendo muito! Incentive as publicações independentes!

#letalmágico #gabrielrenner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe seu Nome e Obrigado por comentar!