domingo, 22 de novembro de 2009

A PAISAGEM MENTAL DE ALAN MOORE



Recentemente eu tenho lido que as pessoas que estão encabeçando a física quântica crêem que a INFORMAÇÃO é uma "Substância Super Estranha", para citar o palavreado que utilizam, que essa substância subjaz em todo o universo, e que é mais fundamental que a gravidade, o eletromagnetismo ou as duas forças nucleares.

Isto tende a sugerir que todo o nosso universo físico é um subproduto da "informação primordial". Ou, para por em termos mágicos mais aceitáveis: "No princípio havia o Verbo."

Tal como a Teoria da Duplicação Periódica da Informação, esta indica que se pegarmos um período da informação humana, que poderia ser o tempo entre a invenção da primeira machadinha de mão, digamos que entre 50.000a.C e 1a.C, então esse é um período de informação humana que poderíamos medir levando em conta quantas invenções humanas surgiram durante esse tempo.

Então, nós vemos quanto tempo leva para nós termos duas ou mais invenções. Isto significa que a informação humana se duplicou.

Como se passou, após esse primeiro período de 50.000 anos, o segundo período passa a ser de 1.500 anos, digamos o período do Renascimento. Nele tivemos o dobro de informação.
Para duplicar-se outra vez, a informação humana levou um par de séculos (200 anos).
O período se acelera.

Entre 1960 e 1970 (10 anos) a informação humana duplica-se de novo.
Até onde sei, a última contagem da informação humana está duplicando aproximadamente a cada 18 meses.

Adiante disso, em algum ponto em torno de 2015, a informação humana estará duplicando-se a cada milésimo de segundo.

Isso significa que a cada milésimo de segundo temos acumulado mais informação do que há em toda a história anterior do mundo inteiro.

E nesse ponto, eu acredito, é que se fecham todas as apostas.

Não consigo imaginar que tipo de Cultura poderia existir após tal "ignição de conhecimento".

Acredito que a nossa Cultura poderá se mover para um estado completamente diferente, se moverá além do ponto de ebulição, de uma Cultura Fluida a uma Cultura de Vapor. ..............................................Alan Moore

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe seu Nome e Obrigado por comentar!