domingo, 8 de novembro de 2015

FIGURAS DE SÃO PETESBURGO E OUTROS CONTOS DE GÓRKI

FIGURAS DE SÃO PETESBURGO E OUTROS CONTOS DE GÓRKI
Do ilustrador Francisco Vilachã (Vila), Rio de Janeiro/RJ, 2015, edição do autor, R$10,00.
Por Adão de Lima Jr, 07/Nov/2015

Passei tanto tempo trancado dentro de mim mesmo, prendendo minhas ideias e criatividade, por achar que não encontraria pessoas dispostas a ouvi-las ou compartilhar essas ideias, e o evento Mutação na Feira do Livro de Porto Alegre de 2013 mudou isso.
Este ano, me proporcionou a oportunidade de encontrar, dentre tanta gente interessante e com conteúdo, roteiristas e ilustradores como o carioca Francisco Vilachã, conhecido como Vila, que veio de São Paulo para Porto Alegre, a convite do pessoal da Quadrante Sul, para contar em um papo bem descontraído, sobre seus trabalhos. Após o bate-papo, pude lhe entregar as minhas três primeiras edições do ZiAdão - Cidade do Sono, falar um pouco com ele e adquirir seu livro, autografado, Figuras de São Petesburgo e outros contos de Górki, com adaptações ilustradas em HQs. 
 
Uma homenagem ao escritor Maskin Górki, pseudônimo do russo Alexei Maximovitch Pechkov (1868-1936), um andarílio que escreveu sobre a realidade crua da Rússia czarista do final dos anos 1800 e início dos 1900. Vila consegue transmitir nas ilustrações a mesma força do texto, em seu traço a nanquim, com expressões caricatas das personagens e o clima pesado da época. Histórias cheias de loucura como Mamãe Kemski, ou O Veterinário que percebe a cura para o presente, buscando no passado o remédio para o futuro, ou o Ruivo que apavora as prostitutas da Sra. Fekla, mas recebe o pagamento do tempo pelo seu desprezível trabalho, e Figuras de São Petesburgo, são HQs que trazem à tona uma realidade que não desejamos vivenciar, mas que é preciso manter na lembrança para não cair no esquecimento, e servir de alerta às novas gerações. Parabéns Vila, teu trabalho ficou bom demais! A edição do autor pode ser adquirida com o próprio, através do seu site www.franciscovilacha.com.br, por R$10 pilas! Incentive as publicações independentes!

Caricatura feita por mim e autógrafo do Vila no meu bloco de desenho. 
#vila #franciscovilacha #gorki #maskingorki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe seu Nome e Obrigado por comentar!