quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma visão psicológica sobre o BBB (Big Brother Brasil)


O BBB é um laboratório. É a oportunidade de assistirmos aos "nossos" defeitos e qualidades, expostos em outros corpos. Talves por isso o repudiamos tanto.
Todos queremos:
- as festas, beber até cair e dizer: '- Dane-se o mundo';
- passar o dia sem fazer à beira da piscina;
- ser os líderes no trabalho, na família, ou no grupo de 'amigos' quando somos apenas mais um;
- ser os bonitos, quando devíamos agradecer por sermos como somos: "únicos"!;
- etc.

É um engano dizer: '- Eu não assisto isso porque não acrescenta nada de útil a minha vida'. Porque a nossa vida é cheia de ocasiões parecidas, senão iguais, em relação ao comportamento e relacionamento entre os participantes (das nossas vidas), no trabalho, família, grupo de amigos, etc.

O BBB é repudiado por ser um reflexo dos humanos que nos tornamos: egoístas, mimados, acomodados, ..., apesar das qualidades humanas que o programa mostra em certos momentos... poucos momentos... raros momentos, porque é muito fácil ser gentil, solidário, 'amigo', carinhoso, quando se espera algo em troca, seja um pouco de comida (alimento), a aceitação no grupo (amizade), um colar de anjo (proteção), ou um prêmio milhonário em dinheiro (estabilidade para o próprio futuro).

Acho que serve pra alguma coisa esse laboratório:
- Serve para enchergarmos nos outros o nosso próprio reality show.
- Serve para estarmos mais atentos ao "nosso" reality show, no dia-a-dia, que é quando devemos julgar e berrar a nós mesmos sobre o que estamos fazendo de errado.

Adão deLima Junior 19/01/2012

PS:
Para quem não sabe, o termo "Big Brother" foi criado por George Owell, no livro "1984", escrito em 1948, prevendo o que hoje vivemos, sobre as câmeras no dia-a-dia, com nossas informações rolando internet a fora!
Link que fala tudo sobre o livro "Nineteen_Eighty-Four" ou "1984" no Brasil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nineteen_Eighty-Four
Também foram produzidos filmes e quadrinhos sobre esta história.

Adão deLima Junior 13/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe seu Nome e Obrigado por comentar!